O Google revelou que mais de 1 milhão de usuários Android habilitaram a função “modo ladrão” no celular. A ferramenta foi lançada primeiramente no Brasil, e começou a funcionar em agosto.
O “modo ladrão”, quando habilitado, bloqueia automaticamente a tela do aparelho ao identificar que o telefone foi roubado, já que identifica o movimento que ocorre quando um ladrão tira o celular bruscamente da mão do usuário.
Vale destacar que o volume de 1 milhão é de habilitações da ferramenta. A companhia não tem o registro de quantas vezes a função foi, de fato, utilizada.
Como funciona o “modo ladrão”?
A ferramenta nomeada oficialmente de “Theft Protection Lock” faz uso de uma IA (Inteligência Artificial) para identificar situações de roubo. O sistema consegue captar padrões de movimento e velocidade do celular para identificar ações bruscas.
Quando essas mudanças são percebidas pela ferramenta, o celular é automaticamente bloqueado. Caso o aparelho não seja desbloqueado durante um tempo prolongado, a ferramenta identifica como possível furto.
É preciso ter a versão 10 ou superior do Android.
Como ativar a ferramenta?
O “modo ladrão” não está incluso automaticamente nos dispositivos, portanto deve ser ativado individualmente por cada usuário.
Veja o passo a passo:
Acesse as configurações: abra o menu de “Configurações” no seu dispositivo Android.
Navegue até o Google: toque em “Google” e em seguida, em “Todos os Serviços“
Ative a proteção contra roubo: vá para “Proteção contra roubo” e ative “Bloqueio de Detecção de Roubo “.
Outras ferramentas “antirroubo” do Google:
Além do “modo ladrão”, o Google também oferece outros serviços que podem auxiliar os usuários em casos de roubo.
Bloqueio Remoto: permite bloquear ou limpar remotamente um telefone perdido ou roubado, usando o número do celular, sem a necessidade de senha.Segundo o Google, como muitos usuários não conseguem se lembrar da senha da conta para acessar a função Encontre Meu Dispositivo, com o bloqueio remoto é possível bloquear a tela do celular usando o número de telefone em qualquer outro dispositivo. Assim, o usuário ganha tempo para recuperar os detalhes da conta e acessar opções adicionais no Encontre Meu Dispositivo, incluindo o envio de um comando de redefinição para limpar completamente o dispositivo.
Bloqueio de Dispositivo Off-line: o aparelho fica inacessível nos casos em que o celular ficar sem conexão por um tempo prolongado ou quando reconhece muitas tentativas de autenticação com falha.
Para ativar esses outros dois mecanismos bastam aos usuários seguir o mesmo caminho onde ativaram o “modo ladrão”. Essas opções estarão na mesma lista de recursos.